segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Industrialização da França

A França, atualmente, é a 8ª economia do mundo com 2,04 trilhões de dólares.
A França detinha de todos os recursos para industrializar-se antes mesmo do Reino Unido, porem devido ao seu fator político o processo de industrialização foi retardado.
No período monárquico francês o rei, detentor do poder, arrecadava impostos para garantir o sustento da elite local fazendo com que o povo encontra-se em estado de miséria.Devido a esses fatores no ano de 1789, ocorre a Revolução Francesa que retira o rei Luis XVI do poder e os girondinos, alta burguesia assumem o governo.Porém desagradaram a sociedade com medidas que favoreciam apenas aos próprios girondinos e foram depostos do cargo que passou a ser ocupado pelos jacobinos, a média burguesia, só que a severidade do seus atos fez com que os girondinos voltassem ao poder.Essa transição de governantes não contribuiu para a industrialização francesa. Apenas com o golpe 18 de Brumário feito por Napoleão Bonaparte no século XIX, Napoleão consolida o poder e a partir de então ocorre.
A França tem pequenas reservas de vários minérios o que gera as importações. Os minérios mais importantes são o alumínio que é encontrado no Sul do Pais, onde existe a industria de eletrometalúrgica(transformação do alumínio), o gás natural encontrado no sudoeste do país que abastece Paris, e há também o gasodutos que movimenta as usinas termelétricas regionais.
As usinas hidrelétricas estão localizadas nos rios Reno, Ródano e Lot, onde em 2003 correspondia a 15% da geração de energia.
A eletricidade é produzida por usinas nucleares, por causa das duas crises do petróleo.Urânio das jazidas do Maciço central e da Bretanha.
Em 2005 foi o segundo maior gerador de energia elétrica a partir de usinas nucleares com 16% da produção mundial.A energia nuclear que correspondia a 78% do país europeu vinha das usinas.
Quanto ao petróleo há uma produção irrelevante, por isso é importado do Mar do Norte, do Oriente Médio e do Norte da África.Como conseqüência as refinarias e industrias petroquímicas localizavam nos portos de recepção do petróleo(Atlântico, Mediterrâneo, La Have, Marselha). Além disso, os portos facilitava o transporte de derivados do petróleo para o interior, permitindo o abastecimento das indústrias e do sistema de transporte em todo país.

A Grande Paris

A indústria francesa é extremamente diversificada e moderna. Após a descentralização ocorrida no pós-guerra,houve um crescimento econômico,concentrando no norte do país,principalmente em Paris,uma cidade turística,com riquíssima estrutura e arquitetura onde todos os anos recebem milhares de turistas. Acumulando capital,além daquele que já vinha desde a idade média.

Pela numerosa e qualificada mão-de-obra

Existência de importantes universidades tecnopolos

Amplo mercado consumidor

Uma densa infra-estrutura de transportes e de comunicações

Além de ser um centro político-administrativo

Financeiro, comercial e cultural da França.
Na França se concentra um variado parque industrial,com fabricações de roupas até os mais sofisticados aviões,ela também é detentora do principal tecnopolo da Europa,o Paris-sud,onde se encontra também Universidade de Paris XI com os melhores cursos de administração e engenharia da França.
Mesmo com a privatização das mais importantes empresas nos anos de 1990, a França não quebrou completamente,porque o estado conseguiu manter algumas empresas de grande influencia no país,como telecomunicações e ferrovias,conseguindo uma instabilidade,mas mantendo-se de pé.
Postado por: Renata Passos

8 comentários:

  1. muito obrigado primeiro site que vai direto ao ponto da conversa da qual eu estava curioso. e olha que eu visitei 23 sites antes desse.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom,me ajudou muito no meu trabalho de Geografia, parabens pra quem fez!!!

    ResponderExcluir
  3. muito obrigada pelo texto, mas tá beem mal escrito, precisei recorrigir tudo porque faltava muitas vírgulas, pontos e coesão. quase que não dava pra entender ás vezes

    ResponderExcluir